Com o calor do verão e o ar seco causado pelo inverno, os ambientes pedem uma amenização precisa. Hoje em dia, existem várias opções para atender essa necessidade, como o aparelho de ar-condicionado e o climatizador evaporativo. Muitas pessoas não entendem a diferença entre os dois e acreditam que são semelhantes, entretanto, cada aparelho possui suas especificidades e funciona de forma particular. Quer saber qual deles é o melhor investimento? Continue com a gente!
Veja as vantagens do aparelho de ar-condicionado
O ar-condicionado é conhecido pelo conforto que proporciona aos ambientes, pois conserva o espaço em que se encontra na temperatura desejada. Vamos conhecer algumas de suas vantagens?
- Multiplicidade de funções: o sistema de ar-condicionado possui diversas funções, como regulagem de temperatura, controle de umidade e filtro de ar. A relação custo/benefício é uma vantagem, pois em um único aparelho é possível obter diversas funcionalidades.
- A boa utilização do aparelho de ar-condicionado contribui para a saúde das pessoas que se encontram em espaços fechados, pois “limpa” o ar em circulação.
- O equipamento retira o ar quente do ambiente, sendo mais eficiente que o ventilador na hora de refrescar.
- O ambiente fica mais arejado com o uso do ar-condicionado.
- Versões mais avançadas funcionam de forma silenciosa.
Conheça as desvantagens do aparelho de ar-condicionado
Apesar de ter muitas vantagens, o aparelho apresenta alguns malefícios. Confira:
- Um ambiente com ar-condicionado fica mais ressecado, aumentando crises de rinite, bronquite e sinusite. Quando a limpeza não é feita de forma adequada, os filtros acumulam fungos, bactérias e poeiras, que desencadeiam alergias.
- O corpo que se desloca de um lugar quente para um lugar frio (refrigerado) sofre uma espécie de “choque térmico”, o que pode comprometer a imunidade.
- O contato constante com o ar-condicionado precisa ser acompanhado da ingestão de bastante água e lubrificação das vias aéreas para evitar problemas alérgicos.
A climatização evaporativa é uma ótima opção
O climatizador é bem semelhante ao ar-condicionado, porém seu processo é feito pela evaporação de água a frio. Esse processo renova o ar do ambiente e umidifica. Conheça mais vantagens desse aparelho:
- O climatizador consome 90% menos energia que o ar-condicionado, ou seja, a conta de luz também é beneficiada.
- Tem baixo custo em relação ao ar-condicionado – podemos encontrar vários modelos com diferentes faixas de preço acessíveis.
- Mantém o ar em constante renovação – cerca de 20 a 40 trocas de ar por minuto.
- Os climatizadores podem abaixar a temperatura ambiente até 12°C – quanto mais quente e seco o ar estiver, melhor o climatizador funcionará.
- Colmeias recicláveis – o que o torna muito mais econômico e sustentável.
- Umidifica o ar, o que é primordial em regiões de clima seco e para pessoas que têm problemas respiratórios.
- Fácil instalação – em um único dia, o aparelho é instalado e já pode funcionar.
- Baixos níveis de ruído – o modo silencioso é ideal para empresas e até mesmo residências que prezam pelo bem-estar.
Em busca da melhor alternativa para amenizar o calor na residência, entre o ar-condicionado e climatizador, este último é a melhor excelente opção. Além de amenizar a temperatura, ele faz mais que o ar-condicionado porque também umidifica o ar. Isso é o ideal para pessoas com problemas respiratórios, principalmente em cidades grandes, onde o nível de poluição é muito grande e significativo. Quanto mais seco o ar, maior será sua eficiência. Além disso, não necessita estar em lugar fechado e permite facilidade na instalação. É uma escolha inteligente para quem busca um ambiente climatizado de modo que não comprometa a saúde das pessoas.
Você gostou do nosso post? Quer continuar recebendo matérias especiais em primeira mão? Assine nossa newsletter e não perca nenhum artigo!
Gostei.